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MUSICALIA

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segunda-feira, 1 de junho de 2009

Marvin Gaye

ArtistaDiscografiaLetrasNotíciasNascido no dia 2 de abril de 1939, em Washington, Estados Unidos, Marvin Pentz Gay Junior é o segundo dos três filhos do senhor Marvin Gay — um pastor ordenado pela conservadora seita cristã Casa de Deus. Por influência do coral da igreja que freqüentava, Marvin (o filho) começou a cantar com apenas três anos de idade.

Não demorou muito para o garoto tornar-se solista do coral e também começar a se destacar no piano e na bateria. A música era para o jovem artista uma verdadeira válvula de escape, na qual ele fugia da apavorante vida familiar: durante toda a infância, Gaye apanhava do pai diariamente.

Profissionalmente sua carreira musical começou ao lado do conjunto Harvey and The Moonglows, clássico do chamado doo wop, aqueles grupos vocais típicos da década de 50. Junto com os Moonglows, Gaye teria aprendido várias técnicas, utilizadas posteriormente nos discos que produziu. E foi também com a banda, através de um concerto em Detroit, que ele chamou a atenção dos empresários que resolveram apostar no seu potencial.

Sua história na música e na vida pessoal, por conseqüência, começaria a mudar no ano de 1961, quando o cantor foi contratado pela Motown. Durante sua permanência na gravadora, entre os anos de 1961 a 1982 aproximadamente, Marvin Gaye (agora com um "e" a mais no sobrenome) representou uma peça fundamental na empresa, atuando como compositor, produtor e instrumentista. Ele seria também a figura que transformaria o nome Motown em sinônimo de ótima música negra.

O artista, desde o começo, já mostrava que tinha aptidão para produzir bons discos e músicas históricas. Embora ele desejasse se tornar o próximo Nat King Cole, Marvin não teve como escapar do estilo aprendido com o doo wop, o que, de certa forma, o direcionava mais para as melodias populares atraentes que o consagraram.

Mas os singles românticos de Gaye não eram compatíveis com os hits poderosos que a Motown pretendia ter no seu catálogo. Nessa incompatibilidade artística surgiram as primeiras brigas entre o músico e sua gravadora, que duraram praticamente durante toda a história profissional de ambos.

Porém, desta briga pode-se dizer que surgiu o mais importante disco na carreira de Marvin e também um dos mais importantes para a discografia mundial. What’s Goin On (1971) é o nome da obra que mudaria os rumos da concepção da música afro-americana.

Voltando um pouco na história. O disco foi produzido na época posterior em que Marvin Gaye estava bastante incomodado por considerar o seu trabalho completamente irrelevante em relação às transformações sociais que assolavam a América. Após colocar diversos hits nas paradas, a maior parte do ano de 1970 o compositor passou recluso.

O resultado do silêncio de Marvin foi um disco que alterou para sempre a história da black music. Incorporando o jazz e a música clássica, com um forte elemento vindo das percussões, essa obra-prima sustenta os pensamentos e as crenças do cantor. Músicas que abordavam questões como a pobreza, corrupção policial e principalmente as mazelas da guerra no Vietnã.

Berry Gordy (chefão da Motown e pai da mulher de Marvin, Anna Gordy), inicialmente se recusou a lançar o disco, afirmando que o trabalho não teria apelo comercial. Acabou cedendo depois de muita insistência e até certa dose de ameaça partida de Gaye - ele disse que caso o registro não fosse lançado, iria distribuí-lo sem o apoio da gravadora. Certa vez, Marvin deixou claro para a diretoria da empresa: “Lancem o LP, ou nunca mais gravarei para vocês”.

Em resumo: O cantor sentiu-se vingado quando a magnífica faixa-título alcançou o 2º lugar nas paradas em 1971 e as duas canções seguintes – ‘Mercy Mercy Me’ e ‘Inner City Blues (Make Me Wanna Roller)’ - também chegaram ao Top 10. O sucesso comercial do disco garantiu que Gaye continuasse a ter todo o controle sobre seu próprio trabalho e isso ajudou a afrouxar as rédeas de outros artistas da Motown (caso de Stevie Wonder, que também assumiu o controle de seu próprio destino).

Já no próximo disco, não menos importante, houve novamente uma mudança no conceito lírico das composições. Let’s Get it On (1973) trazia um artista com uma temática menos política e mais pessoal. Estão nas letras os conflitos com o pai, as dúvidas existenciais e outras questões sobre a vida particular do compositor, inclusive boas pitadas de erotismo. A faixa-título chegou ao 1º lugar no Top 10 americano e o disco se tornou um dos seus trabalhos mais bem sucedidos.

Era um dos últimos suspiros artísticos do músico, antes de começar a se acentuar os problemas que permearam o final de sua vida. O fim do casamento com Anna, as brigas cada vez mais constantes com o pai e o vício em cocaína que aumentava a cada dia, tornaram a vida pessoal de Marvin Gaye, proporcionalmente com o sucesso que ele alcançou. Um verdadeiro castelo em ruínas.

Sua última aparição pública foi em 1983, quando cantou uma versão toda pessoal de ‘Star-Spangled Banner’ no All-Star Game da NBA, que rapidamente se tornou uma das interpretações mais controversas e lendárias do hino nacional americano.

Na manhã de 1º de abril de 1984, um dia antes de completar 45 anos, o artista foi baleado e morto pelo Reverendo Marvin Gay, seu pai. O motivo: uma discussão acalorada.

Na história ficaram mais de 30 títulos e uma porção de coletâneas e outras compilações que posteriormente foram lançadas e relançadas. Ficou também como exemplo a trajetória do homem, conflitante com ele mesmo e genuinamente artista da música.

Marvin Gaye é um músico e acima de tudo um homem (e seus discos provam tudo) sem precedente na história. Vai continuar assim eternamente!




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Website: http://www.marvingayepage.net/


Romantically Yours
1985
Dream of a Lifetime
1985
Midnight Love
1982
In Our Lifetime
1981
Here, My Dear
1978
I Want You
1976
Let's Get It On
1973
Trouble Man
1972
What's Going On
1971
That's the Way Love Is
1970
Easy
1969
MPG
1969
I Heard It Through the Grapevine
1968
United
1967
Take Two
1966
Moods of Marvin Gaye
1966
How Sweet It Is to Be Loved By You
1965
A Tribute to the Great Nat King Cole
1965
Hello Broadway
1964
Together
1964
When I'm Alone I Cry
1964
That Stubborn Kind of Fellow
1963
The Soulful Moods of Marvin Gaye
1961

'Til Tomorrow
(I Love You) For Sentimental Reasons
Abraham, Martin and John
After the Dance (Versão Vocal)
Ain't No Mountain High Enough
Ain't That Peculiar
All the Way Around
Anger
Anna's Song
Baby Don't You Do It
California Soul
Chained
Cloud Nine
Come Get to This
Come Live With Me Angel
Distant Lover
Feel All My Love Inside
Fly Me to the Moon
Flyin' High (In the Friendly Sky)
Forever
God Is Love
Good Lovin' Ain't Easy to Come By
Heaven Sent You, I Know
Here, My Little Dear
Hitch Hike
Hold Me Oh My Darling
How Can I Forget
How Deep Is the Ocean?
How Sweet It Is (To Be Loved By You)
How You Gonna Keep It (After You Get It)
I Heard It Through the Grapevine
I Met a Little Girl
I Wanna Be Where You Are
I Want You (Versão Vocal)
I Wish It Would Rain
I'll Be Doggone
I'm Your Puppet
If I Could Build My World Around You
If I Should Die Tonight
If This World Were Mine
Inner City Blues (Make Me Wanna Holler)
It Takes Two
It's Madness
Joy
Just to Keep You Satisfied
Keep Gettin' It On
Let's Get It On
Little Darling (I Need You)
Love Woke Me Up This Morning
Loving You is Sweeter Than Ever
Maria
Mercy Mercy Me (The Ecology)
Midnight Lady
More
More, More, More
My Love is Waiting
Once Upon a Time
One for My Baby (And One More for the Road)
One More Heartache
Please Stay (Once You Go Away)
Pride and Joy
Right On
Rockin' After Midnight
Satisfied Feelin'
Save the Children
Sexual Healing
Since I Had You
Somethin' Stupid
Soon I'll Be Loving You Again
Stubborn Kind of Fellow
Take This Heart of Mine
That's the Way Love Is
The End of Our Road
The Onion Song
The Shadow of Your Smile
There Goes My Baby
Third World Girl
This Poor Heart of Mine
Too Busy Thinking About My Baby
Trouble Man
Try It Baby
Turn on Some Music
Two Can Have a Party
What Good Am I Without You
What You Gave Me
What's Going On
What's Happening Brother
What's the Matter With You Baby
When Did You Stop Loving Me, When Did I Stop Loving You
Wherever I Lay My Hat (That's My Home)
Wholy Holy
Why Did I Choose You?
You
You Came a Long Way from St. Louis
You Can Leave, But It's Gonna Cost You
You Sure Love to Ball
You're a Wonderful One
Your Precious Love
Your Unchanging Love

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